Skip directly to content

Tecnoagro 2016: Aprosoja/MS destaca importância da pesquisa para desenvolvimento de MS

No norte do Estado, o desenvolvimento do agronegócio, assim como a importância das tecnologias e do acesso às pesquisas científicas, foram destaque na abertura da 19ª edição da Tecnoagro. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) em Chapadão do Sul, no Centro de Pesquisa da Fundação Chapadão, a instituição organizadora.

Importância - Para o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, eventos como esse difundem o conhecimento e fomentam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia não só em algumas regiões, mas em todo o Estado.

"É só através da ciência e da tecnologia que a gente consegue o bom desenvolvimento competitivo da produção rural do nosso Estado. E através da ciência e da tecnologia que nós vamos, sim, desenvolver e ampliar a nossa área de atuação, nossas áreas de agricultura e melhorar o desenvolvimento das nossas pastagens e de toda a nossa possibilidade de produção", afirmou Bortolotto.

Christiano, e também Mauricio Saito, presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), ainda destacou, mais uma vez, a importância de programas como o Terra Boa, do Governo do Estado, que tem o objetivo de recuperar áreas degradadas de pastagens.

Reconhecimento - "Parabenizamos o governador Reinaldo Azambuja e o secretário da Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar) Fernando Lamas, assim como o secretário adjunto, Jerônimo Alves Chaves, que se faz presente, pelo belo trabalho que estão fazendo no lançamento do Terra Boa", adiantou o presidente da Aprosoja/MS.

"Esse é um programa que, com certeza, vai trazer o desenvolvimento para uma grande área de expansão nessa região, nas proximidades de Chapadão, que tem um grande potencial para o desenvolvimento da agricultura. Através da soja, do milho e da integração agricultura pecuária, tenho certeza que o potencial de Mato Grosso do Sul vai ser ainda maior. E, assim, através da ciência, da tecnologia e, principalmente, através da difusão da tecnologia, nós vamos realmente desenvolver e melhorar a produção e a competitividade dos produtores rurais de MS", finalizou.

Christiano ainda destacou a importância da presença dos diretores da Aprosoja/MS no evento. Ele agradeceu sua diretoria, que prestigiou o evento para conhecer de perto o potencial da região.

Parceria - Saito também salientou como a agropecuária tem se destacado no Estado e, ainda, abordou a relevância do estudo científico no desempenho da agropecuária, principalmente do ponto de vista das fundações de pesquisa do Estado. "A Fundação MS e Fundação Chapadão atendem 1,8 milhão de hectares. Essa área é atendida por aquilo que tem de melhor em termos tecnologia".

O presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff, recepcionou a mesa de autoridades e os visitantes da Tecnoagro destacando a importância do setor produtivo para o crescimento do Estado. "Sejam bem vindo à nossa casa, ao nosso evento. Cumprimento aos produtores que acreditam no trabalho que a instituição tem desenvolvido".

Do mesmo modo, o secretário adjunto Jerônimo Alves Chaves falou sobre a ciência e o desenvolvimento do setor. "A nossa agropecuária é referência nacional em produtividade e qualidade. Além disso, a Fundação Chapadão leva desenvolvimento não apenas ao município, mas também a outras localidades".

Além dos representantes já citados, participaram também da abertura da Tecnoagro 2016, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul e presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes; o prefeito municipal, Luiz Felipe Barreto de Magalhães; o diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges; a vereadora do município, Rosemari Cruz; os presidentes dos sindicatos rurais de Chapadão do Sul, Rudimar Artur Borgelt; de Maracaju, Juliano Schmaedecke; de Dourados, Lúcio Damália; de Cassilândia, Ademir Antonio Cruvinel.

Sobre o evento - Em sua 19ª edição, a Tecnoagro se consolida como um dos principais eventos da agropecuária, tanto em nível regional como estadual. A feira tecnológica possibilita a interação entre os produtores, consultores, técnicos, professores, pesquisadores e demais profissionais ligados ao setor. São mais de 60 expositores com a apresentação de mais de 200 tecnologias. Para mais informações, acesse www.tecnoagro2016.com.br.

O Sistema Famasul realiza diversas ações no evento. Uma delas é referente ao CAR/MS, que receberá destaque no stand do Senar/MS (Serviço de Aprendizagem Rural) com uma equipe da Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para tirar dúvidas dos participantes.

O espaço será disponibilizado também aos membros do Sindicato Rural de Chapadão do Sul e da Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense do Produtor) que estarão à disposição dos produtores para interação e também para troca de informações.

Fonte:
Assessoria de Imprensa - Sistema Famasul, Ana Brito
Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS, Liana Feitosa