Skip directly to content

Sucesso do produtor está associado ao uso das tecnologias de MS

O sucesso do produtor rural de Mato Grosso do Sul está diretamente associado à capacidade que ele tem de absorver a tecnologia gerada no Estado e a aplicá-la em sua propriedade, conquista importante para o setor e também para a sociedade. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, durante o lançamento da 17ª Tecnoagro realizado na manhã desta quarta-feira (5), na sede da federação.

Para Eduardo Riedel, o desafio do agronegócio é manter a competitividade dentro e fora da porteira. "Foram US$ 100 bilhões em produtos agropecuários exportados em 2013, recorde absoluto. Vamos ultrapassar a safra americana, com produção superior a 200 milhões de toneladas de grãos. O Brasil é uma potência e isso se deve também a nossa capacidade tecnológica", ressaltou.

Durante o lançamento da Tecnoagro, feira de inovação em tecnologia rural, o presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff, reforçou o uso de inovações na recuperação de áreas degradadas. "Ao atingir o objetivo de colocar conhecimento dentro das propriedades do Estado, recuperaremos muita área degradada e desse modo todos saem ganhando", afirmou Loeff, ao enfatizar que o slogan da Tecnoagro,  'Rumo a altas produtividades' revela que este é o desafio do produtor sul-mato-grossense. A feira de tecnologia acontecerá nos dias 12 e 13 de março em Chapadão do Sul.

A titular da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa Dias, reconhece a importância das pesquisas para o agronegócio. "Sabemos do esforço que as entidades pesquisadoras têm para sobreviver e reconhecemos que a Fundação Chapadão tem cumprido bem o seu papel para o sucesso do setor", afirmou.

O presidente da Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS),  Maurício Saito, ressaltou a parceria entre as instituições representativas e de pesquisa. "O objetivo da Aprosoja/MS sempre será em torno do desenvolvimento do produtor rural e, nesse sentido, a palavra de ordem é parceria".

No lançamento da feira tecnológica a entidade organizadora da Tecnoagro, Fundação Chapadão, também apresentou o Tour ILPF - Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta,  que será realizado no dia 19 de fevereiro no município de Paraíso das Águas, dia 21 em Aparecida do Taboado e 22 em Paranaíba. Com apoio da Famasul, Aprosoja/MS, Seprotur, sindicatos rurais e demais parceiros, a finalidade do circuito é apresentar resultados de estudos em regiões degradadas, onde a recuperação das áreas pode ocorrer por meio da integração de culturas.

Além dos representantes da Famasul, Aprosoja/MS, Governo do Estado e Fundação Chapadão, participaram do lançamento, os deputados estaduais Paulo Correia e Márcio Fernandes, o prefeito de Chapadão do Sul, Luis Felipe de Magalhães, e outras autoridades locais.