Skip directly to content

Atraso no plantio nos EUA e alta no mercado da soja

Na Bolsa de Chicago (CBOT), os futuros da soja iniciaram a sessão desta terça-feira (23) em campo positivo, com ligeiros ganhos. As principais posições da commodity exibiam altas entre 1,25 e 1,75 pontos, por volta das 7h57 (horário de Brasília). O vencimento novembro/15, referência para a safra americana, era cotado a US$ 9,60 por bushel.

O mercado tenta dar continuidade ao movimento positivo após fechar o pregão anterior com ganhos de mais de dois dígitos. As cotações voltaram a subir impulsionadas pelas previsões de mais chuvas para o Meio-Oeste dos EUA. De acordo com informações da empresa de meteorologia DTN, as precipitações deverão continuar no cinturão produtor norte-americano nos próximos dias, com exceção dos estados de Missouri e leste de Kansas.

Ainda nesta segunda-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou novo boletim de acompanhamento de safras e indicou o plantio da soja da safra 2015/16 completo em 90% da área estimada até o último domingo (21). A média dos últimos cinco anos é de 95%, mesmo índice observado em igual período de 2014. Na semana anterior, a semeadura do grão estava completa em 87% da área.

E, segundo informações das agências internacionais, a janela ideal de plantio para a oleaginosa termina na próxima quinta-feira. Além disso, o órgão também indicou uma redução de 67% para 65% de lavouras em boas ou excelentes condições. Já o índice de plantações em condições ruins ou muito ruins subiu de 6% para 8%.

Fonte: Notícias Agrícolas

Foto: Rural Centro