Skip directly to content

Mercado internacional da soja tem dia de novas e boas altas

Os futuros da soja registram uma nova sessão de boas altas nesta quarta-feira (17) na Bolsa de Chicago. Com foco ainda voltado para o clima muito úmido e nas previsões trazendo mais chuvas para o Meio-Oeste dos Estados Unidos, os principais vencimentos subiam mais de 10 pontos, por volta das 7h30 (horário de Brasília), e o contrato novembro/15, referência para a safra americana, era negociado a US$ 9,38 por bushel.

O mercado internacional dá continuidade às boas altas registradas no pregão anterior e segue motivado pelo excesso de precipitações nas principais regiões produtoras norte-americanas, quadro que foi agravado pela chegada da tempestade tropical Bill ao Texas e que deve avançar para os estados mais ao coração do Corn Belt.

O plantio da safra 2015/16 está atrasado de acordo com os últimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e alguns meios iunternacionais já acreditam em baixa de produtividade da oleaginosa em estados de importância na produção.

Um levantamento do portal norte-americano Farm Futures estima que, com o atual quadro climático, o potencial de produtividade da soja em estados importantes já está ameaçado e assim, o rendimento poderia ser 1 bushel por acre menor no Nebraska, 6,3 bushel no Missouri, 0,7 bushel em Illinois e 0,5 em Ohio. Ao mesmo tempo, porém, há uma expectativa de aumento de 0,9 bushel por acre em Iowa e 1,6 em Indiana.

Fonte: Notícias Agrícolas