Skip directly to content

Soja fecha semana no vermelho em mercado futuro de Chicago

A sexta-feira (11) foi de forte queda para os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago. Contratos mais próximos, como o de maio, perderam até 19 pontos e fecharam o dia em US$ 14,63 o bushel. Já o saldo semanal foi misto, com o contrato para o mesmo mês recuando 10 pontos, enquanto o de novembro ganhou 6. As indicações são do boletim Soja News, da Consultoria Agrinvestor Intelligence.

De acordo com os analistas, o spread entre maio e novembro caiu para 249 pontos. Há uma semana era de 265, aponta o boletim. O cancelamento de compras chinesas foi um dos fatores de pressão, indicam os especialistas.

“O mercado estendeu a realização de lucros iniciada na quinta-feira, movimento incentivado ainda por preocupações diante das indicações de cancelamentos de compras agendadas pela China, que podem subir para mais de dois milhões de toneladas, situação que vem sendo motivada, entre os outros fatores, por restrições de crédito às indústrias chinesas diante da queda de suas margens de lucro”, apontam os analistas.

No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira em alta de 0,8%, cotado a 2,219 para compra e R$ 2,221 para venda. Na semana, porém, a variação líquida da moeda americana foi negativa em 1%.

Preços nos portos brasileiros em queda na sexta-feira, para 69 reais por saca em Rio Grande e para 68 em Paranaguá (uma semana antes ambos estavam em 70 reais por saca), pontua ainda Soja News.

G1