Soja cai 1,2% em uma semana, mas tem valorização em maio, aponta Cepea
Os valores do farelo de soja têm caído no mercado interno, pressionados pela demanda enfraquecida. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os preços da soja em grão também recuaram nos últimos dias, afirmam os pesquisadores, em nota.
“Indústrias esmagadoras, além de se mostrarem abastecidas, pressionam os valores do grão alegando menor receita com a venda de derivados. Do lado produtor, depois de terem intensificado as vendas em semanas anteriores, muitos pretendem voltar ao mercado apenas no segundo semestre deste ano”, diz o Cepea.
Apesar da baixa liquidez no mercado, a cotação da oleaginosa acumula leve alta de 0,6% neste mês, de acordo com o indicador do Cepea, com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR). Nesta segunda-feira (25/5), o valor chegou a R$ 65,40 a saca de 60 quilos. O valor é 1,24% menor que o registrado na segunda-feira anterior (18/5).
Em Mato Grosso, só na semana passada, a cotação média do estado caiu 0,99%, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O valor da saca de 60 quilos chegou a R$ 50,98, acompanhando o movimento dos principais contratos internacionais negociados na Bolsa de Chicago (EUA).
Já o frete aumentou sua pressão sobre os custos do produtor do estado. Segundo o Imea, o transporte do grão equivale a 28,44% do seu valor. Na semana anterior, a proporção era de 27,98%.
Fonte: Globo Rural
- Entrar to post comments