Skip directly to content

Soja: alta no custo de produção compromete parte da rentabilidade

Em setembro, as cotações da soja no mercado interno operam, em média, entre 25% e 30% acima das registradas no mesmo período em 2014. Apesar disso, a rentabilidade não subiu na mesma proporção. Isso porque os custos de produção subiram quase na mesma intensidade.
De acordo com dados do Cepea, os custos operacionais subiram entre 15% e 20% em relação a temporada passada. Produtores que adquiriram os insumos mais recentemente claramente terão custos superiores, entre 25% e 30% maiores que os da safra 2014/15.
Venda antecipadas chega a 30% no Paraná -
Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), os produtores paranaenses já comercializaram 28% da safra 2015/16 de soja prevista. No mesmo período de 2014, apenas 5% da oleaginosa já tinha sido vendida.
Os especialistas explicam que o cenário positivo é reflexo do câmbio do dólar que têm tornado a soja brasileira está mais atraente aos compradores. Além da cotação, a comercialização foi beneficiada com um aumento de 10% no preço da soja em reais.
O Paraná deve colher quase 18 milhões de toneladas de soja, nas lavouras de verão da safra 2015/16, segundo estimativa do Deral.

Fonte: Afnews