Skip directly to content

Sociedade reconhece o setor rural, afirma presidente da Famasul em posse sindical

“Nosso setor é um dos poucos que pode transformar a sociedade”. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul),  Eduardo Riedel, durante a posse do novo presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Luis Otávio Britto Fernandes, no CTG Tropeiro Velho, na noite desta sexta-feira (14). Riedel fez referência ao desenvolvimento experimentado pelo município, de perfil agropecuário, nos últimos dez anos e à participação do agronegócio na economia nacional e afirmou que, apesar de não parecer, o setor rural tem o reconhecimento da sociedade brasileira.

 

“A agropecuária é eficiente e competitiva, gera resultados e faz o País acontecer”, disse o dirigente, lamentando o rumo das decisões judiciais referentes às invasões de propriedade. “A questão indígena não é só preocupante em si, mas demonstra uma crise de valores, o que fragiliza as instituições”. O presidente empossado também fez referência à questão indígena. “Há uma inversão de valores quando o invasor tem mais direitos do que o proprietário, o que fere a todos os que têm vontade de fazer um Brasil melhor”, afirmou Fernandes.

 

O novo presidente também fez menção a um problema sério que preocupa os agricultores do município: a ação de javalis gera perdas estimadas em 30% na produção de milho da região.  Primeira mulher a assumir o posto de presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Volnete Inês Alécio Matos deixa a presidência da entidade para assumir o cargo de primeira tesoureira da nova gestão.

 

Para a plateia que lotou o salão do CTG, o presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), Mauricio Saito valorizou a participação de Rio Brilhante na produção do Estado, com cerca de 250 mil toneladas de grãos. Também presente na cerimônia, o prefeito do município, Sidnei Foroni, se disse testemunha do trabalho de Volnete e prometeu uma área de cinco hectares para a construção de um parque de exposições.

 

 

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul