Skip directly to content

Situação política da Argentina pode causar dificuldades no mercado brasileiro de soja

A situação política da Argentina, em que a produção agrícola é altamente taxada, está fazendo com que os produtores prefiram estocar os grãos em vez de vendê-los diretamente. Foi o que constatou o analista da Safras & Mercado, Paulo Molinari, que participou nesta quinta, dia 13, do Fórum Soja Brasil “Balanço da Expedição 2013/2014: Desafios além da porteira”. O evento, realizado em paralelo à programação da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), marca o encerramento do projeto do Canal Rural.

– Ninguém fala dessa situação que pode transformar 2014 em um ano muito periogoso para o produtor rural. Existe um cenário de pré-quebra na economia da Argentina – alerta.

Molinari destaca que se os agricultores decidirem por não vender os grãos em retaliação ao governo, há a possibilidade de oscilação brusca nos preços e falta de soja no mercado.

Outros pontos que podem impactar as vendas este ano, de acordo com o analista, são a neutralidade do clima atual, que traz indícios de um inverno rigoroso, e os problemas na safra dos Estados Unidos. Atualmente não está clara a intenção dos norte-americanos sobre o a área de plantio dedicada à soja. Caso optem por aumentar a produção, ocuparão o espaço do milho, fazendo com que os impactos sejam sentidos nos países latinos.

– As especulações sobre a soja americana já estão afetando a bolsa de Chicago. A plantação ainda não começou, mas volatilidade já é sentida pelo mercado - reforça.

Canal Rural