Skip directly to content

Showtec 2014: Aprosoja apresenta programa de capacitação rural

O estande da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) no Showtec 2014 apresentará o programa Soja Plus, destinado à capacitação de agricultores sobre qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade financeira e econômica, qualidade do grão produzido e responsabilidade social. Técnicos da Aprosoja estarão disponíveis no estande do Sistema Famasul para tirar as dúvidas dos participantes.

De acordo com o consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Clóvis Tolentino, os técnicos apresentarão todos os passos para quem estiver interessado na implantação do Soja Plus em sua propriedade. “A primeira etapa do programa consiste em orientação, depois os interessados são convidados a participar do curso de oito horas sobre saúde, segurança do trabalho e contratação de mão-de-obra. Logo depois os produtores recebem uma consultoria individual”.

Durante a consultoria individual, o técnico ajuda o produtor a aplicar em sua propriedade os conceitos aprendidos no curso. Segundo Clóvis Tolentino, já foram realizados sete cursos e 12 palestras no interior de MS, com 130 produtores capacitados. “A projeção para 2014 é de que sejam realizados oito curso, com 20 turmas, atendendo 200 sojicultores” , ressalta.

O Programa Soja Plus é desenvolvido pelo Famasul, Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Esta é a 18ª edição do Showtec, evento promovido pela Fundação MS, com parceira da Aprosoja/MS, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e mais quinze instituições. Nesta edição, o tema é ‘Inovação tecnológica nas mãos do produtor rural’. O evento é destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros.

Além do Projeto Soja Plus o estande do Sistema Famasul apresentará o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS (Siga Web), desenvolvido pela Aprosoja MS e também a demonstração do sistema intensivo de produção de leite, conhecido como Free Stall, elaborado pelo Senar/MS.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul