Skip directly to content

Sexta com chuvas em vários pontos do Centro-oeste

A sexta-feira amanheceu com céu bastante nublado em vários municípios do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e do Espírito Santo, porém não deverá ser um dia com chuvas em todas essas regiões, há previsão apenas para o Mato Grosso, Goiás e pontos muito isoladas do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. E mesmo assim, essas chuvas serão de baixa intensidade. Mas para a agricultura esse tempo nublado e  com temperaturas mínimas mais baixas já é suficiente para manter as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que há muito orvalho sobre as plantas. Mas também essas condições meteorológicas são favoráveis ao desenvolvimento de doenças, já que há muito umidade sobre as folhas. Os trabalhos de colheita e plantio também poderão transcorrer sem maiores transtornos ao longo do dia.

E esse padrão de tempo mais firme em grande parte do Sudeste e Centro-oeste deverá se manter inalterado ao longo de todo esse final de semana e toda a semana que vem, ´já que os modelos de previsão são indicam chuvas para essas regiões. De agora em diante as chuvas começarão a ficar mais escassas em toda a faixa central e norte do País, porém, algumas simulações da previsão indicam que as chuvas poderão retornar para essas localidades no final do mês e começo de junho. Com um tempo mais firme daqui pra frente as condições se manterão bastante favoráveis aos trabalhos de campo, além de permitir que algumas lavouras como o tomate possam se desenvolver menor durante esse período e também os produtores consiga plantar novas áreas e ter um produto um pouco melhor, já que o excesso de dias chuvosos causou estragos significativos nessa cultura ao ponto de transforma-la novamente no grande vilão da inflação.

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a sexta-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuvas, possibilitando que o preparo do solo e plantio das culturas de inverno, como trigo, possam ser realizadas sem maiores problemas. E esse tempo mais firme deverá se manter inalterado até o final da próxima semana quanto uma nova frente fria deverá avançar por esses Estados e provocar chuvas mais generalizadas. E daí pra frente volta a chover com certa frequência e em volumes bons sobre todas as localidades gaúchas, catarinense e do Paraná.

No oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão e no Piauí a sexta-feira será de tempo parcialmente aberto e sem previsões para chuvas generalizadas, assim, a colheita da soja e do milho poderão transcorrer sem maiores transtornos. Além de permitir que os produtores possam ir a campo e realizar os devidos tratos culturais nas lavouras de algodão, tão prejudicadas pelas chuvas das últimas semanas. E esse tempo mais firme deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana que vem.

Fonte: Somar Metereologia