Skip directly to content

Setores de aves e suínos são autorizados a importar milho dos EUA

Representantes de agroindústrias produtoras e exportadoras de aves e de suínos foram informados de que o governo vai liberar a importação de 1 milhão de toneladas de milho proveniente dos Estados Unidos, afirmou, nesta terça-feira (2/8) a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Segundo a ABPA, a informação foi repassada pelo Ministério da Agricultura durante encontro de um comitê de crise constituído por empresas associadas, com o objetivo de debater ações emergenciais frente à crise vivida pelo setor com as altas dos preços do milhoneste ano, além da escassez do insumo em diversos polos de produção.

"Os Estados Unidos estão colhendo uma grande safra e têm excedentes consideráveis. Além disso, as estimativas de preços de compras feitas por lá são mais atraentes do que o observado em nosso mercado interno, ou mesmo nos países do Mercosul. Será um grande alívio para todo o setor", afirmou, em nota, o presidente da ABPA, Francisco Turra.

Segundo o presidente da ABPA, a autorização irá valer até outubro deste ano. Além da importação de milho dos Estados Unidos, o grupo foi informado pelo ministério que há oferta de 2,5 milhões de toneladas no Paraguai e de mais de 15 milhões de toneladas na Argentina, que poderão ser importados pelas empresas.

Fonte: Estadão Conteúdo