Skip directly to content

Semana começa com muita chuva no Sul do Brasil

O avanço de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul irá provocar chuvas fortes com altos volumes acumulados sobre a região oeste do Estado nessa segunda-feira, onde irá atrapalhar, novamente, todas as atividades agrícolas. Além do Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas também sobre Santa Catarina e Paraná. Pancadas de chuvas também são previstas para o período da tarde e noite sobre São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Sendo que essas pancadas previstas para os Estados do Centro-oeste serão bem mais irregulares do que as previstas para São Paulo e metade sul de Minas Gerais. Também não estão descartadas a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas sobre as regiões oeste da Bahia, Tocantins, sul e leste do Pará e sobre as regiões sul do Maranhão e do Piauí.

E esse deverá ser o padrão do tempo ao longo de toda essa semana. Chuvas mais fortes e generalizadas sobre os Estados da região Sul, pancadas de chuvas mais generalizadas sobre São Paulo e sul de Minas Gerais e pancadas de chuvas irregulares sobre os Estados do Centro-oeste e do MATOPIBA. Tais condições meteorológicas irão atrapalhar o pleno andamento das atividades agrícolas no Sul do Brasil, mas por outro lado irão manter as condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças. Já em São Paulo e sul de Minas Gerais, tais previsões manterão os solos com bons níveis de umidade, permitindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras, mas poderão gerar paralisações em algumas atividades de campo, como para a colheita da cana de açúcar. No Centro-oeste e no MATOPIBA tais previsões ainda manterão as condições não tão boas ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que algumas áreas ainda continuarão sem registro de chuvas, agravando ainda mais a situação das lavouras e impossibilitando a finalização do plantio.

Somente em meados da semana que vem é que as chuvas voltam a ficar generalizadas e em bons volumes sobre todas as regiões produtoras do Centro-oeste, MATOPIBA, Pará, Rondônia e metade norte do Sudeste. Até lá ainda continuaremos vendo pancadas de chuvas, quase que diárias, mas sempre na forma de pancadas muito irregulares.

Alerta Agroclimático - 14 dez 2015

Fonte: Somar Meteorologia