Semana começa com chuvas em várias regiões do Brasil
A semana começa com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, onde desde cedo provoca chuvas em toda a faixa oeste dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também há registros de chuvas sobre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além dessas regiões, o céu encontra-se com muitas áreas de instabilidade sobre o Brasil e com isso não estão descartadas a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas sobre grande parte do Brasil ao longo do dia, principalmente no período da tarde.
E ao longo da semana, novas áreas de instabilidade estão se formando sobre o Brasil e com isso, haverá chuvas em, praticamente, todas as regiões produtoras. Dando condições para o plantio da soja, milho e demais culturas de verão, como beneficiando lavouras de café, cana de açúcar e laranja. Como serão chuvas na forma de pancadas, a colheita da cana irá apenas sofrer paralisações momentâneas. Podendo ocorrer reduções nos volumes totais de cana processada nesses próximos 10 dias.
No Sul, em especial do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, esse tempo mais chuvoso, ainda manterá as condições desfavoráveis ao plantio do arroz que segue bem atraso, devido às chuvas ininterruptas das últimas semanas. Mas segundo os modelos de previsão de médio prazo, a partir da semana que vem as chuvas irão dar uma trégua no Estado gaúcho, principalmente na metade sul e com isso, os produtores de arroz, poderão ir a campo e prosseguir com o plantio.
E esse tempo mais chuvoso sobre todo o Sudeste e Centro-oeste deverá persistir até o início de novembro, quando a partir do dia 05 poderá ocorrer um novo período de chuvas bem irregulares, muito semelhante ao que vem ocorrendo desde o início da safra. No MATOPIBA, apesar das chuvas que deverão ocorrer ao longo desses próximos dias, as condições ainda serão muito desfavoráveis ao plantio, não pelo volume de chuvas que irá ocorrer, mas para o mês de novembro, que deverá ser ainda com chuvas muito irregulares em toda a região.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments