Semana com mudanças no padrões meteorológicos, volta da chuva em vários pontos do Brasil
A segunda-feira começa com mudanças no padrão meteorológico, principalmente no Sul e partes do Sudeste. Uma frente fria que está provocando chuvas na região de fronteira entre o Rio Grande do Sul e Uruguai conseguirá avançar não só para as demais regiões gaúchas, mais também aos demais Estados da Região Sul. Assim, há previsão de que a partir de amanhã venham a ocorrer chuvas sobre Santa Catarina e Paraná, podendo até mesmo, na quarta-feira vir a ocorrer pancadas de chuvas sobre a região leste de São Paulo. Essas chuvas na metade sul do Rio Grande do Sul irão manter as condições desfavoráveis ao preparo do solo do arroz e com isso, muitos produtores já começam a ficar bastante preocupados, pois o plantio já deverá se iniciar em setembro e há previsões de mais chuvas ao longo de todo o mês e isso poderá levar a um atraso no início do semeio do cereal. Já nas demais regiões, o retorno das chuvas irá elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno. Porém, para os produtores do Paraná que estão em plena colheita do milho safrinha, essas chuvas poderão atrapalhar esse trabalho, mas não há indicativos de que essas chuvas venham a causar qualquer tipo de prejuízo ao milho , já que na quinta-feira o tempo volta a abrir em todo o Estado.
Em São Paulo, as chuvas previstas para essa próxima quarta-feira apenas irá aliviar, parcialmente, a secura que está. Os volumes previstos serão baixos e muito provavelmente essas chuvas ficarão concentradas, apenas no extremo leste do Estado, não atingindo as áreas produtoras de café, cana de açúcar e demais regiões produtoras do interior paulista. Mas mesmo assim, essa mudança de padrão já é resultando do enfraquecimento do bloqueio e, principalmente, abrirá caminho para que novas frentes frias possam avançar e assim, vir a provocar chuvas mais generalizadas, não só em São Paulo, mas em outras localidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Já no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e em todo MAPITOBA, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo de toda essa semana. Bom para a continuidade dos trabalhos de colheita do milho safrinha e do algodão, que seguem com excelentes índices de produtividade e de qualidade. Contudo, os modelos de previsão continuam sinalizando chuvas para o final do mês e início de setembro.
As temperaturas deverão sofrer um pequeno declínio devido ao avanço da frente fria, mas nada de tão alarmante, até porque, as temperaturas máximas ainda continuarão altas para essa época do ano, apenas as mínimas é que ir ser um pouquinho mais baixas desse começo de semana, por conta da frente fria. Mas não há riscos de geadas.
Nos Estados Unidos a semana será marcadas apenas por eventuais pancadas de chuvas sobre as regiões produtoras do meio-oeste e leste. Os volumes não deverão ser altos e nem tão pouco generalizados. A preocupação continua em relação a esse período mais seco e quente que vem ocorrendo nas principais regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos. E esse padrão ainda deverá se manter inalterado durante a próxima semana. Até porque todo o volume previsto para essa segunda quinzena de agosto não deverá passar dos 80 mm.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments