Semana chuvosa em todo o Brasil e nos Estados Unidos
A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil nesse início de semana já provoca chuvas em vários municípios gaúchos da região oeste do Estado. Desse modo, a segunda-feira será um dia de chuvas generalizadas em todo o Rio Grande do Sul. E aos poucos esse sistema irá avançar aos demais Estados da região Sul, onde manterá o tempo fechado e chuvoso durante toda a semana no Paraná e em Santa Catarina. Esse tempo instável inviabilizará o plantio do trigo e a realização da colheita do milho safrinha. Nesses dois casos podendo gerar também perdas regionalizadas.
E esse sistema meteorológico também irá avançar sobre o Sudeste, onde na quarta-feira provocará chuvas sobre o Estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, provocando também paralisações nas atividades de plantio e colheita. E como essa frente avançará pelo sul de Minas Gerais, não estão descartadas a possibilidades de chuvas entre quarta a sexta-feira em cidades produtoras de Goiás, Mato Grosso e do cerrado mineiro. Essas chuvas em pelo começo de julho irão gerar perdas nas culturas do milho safrinha e do algodão, além de manter as condições favoráveis a proliferação de doenças nas culturas das hortaliças. O grande problema também dessas chuvas sobre os municípios produtores do Centro-oeste e que muito milho está sendo estocado a céu aberto, por conta de falta de espaço nos silos e, portanto, chuvas agora irão afetar a qualidade desses grãos.
Já no MAPITOBA a semana continuará sendo de tempo aberto e sem previsões para chuvas, permitindo que os trabalhos de colheita possam transcorrer sem maiores problemas. Porém, na faixa litorânea do Nordeste a semana continuará sendo de chuvas fortes e ininterruptas, onde já causam sérios danos a população urbana e rural.
Com relação a frio, as temperaturas mínimas continuarão mais baixas durante as madrugadas e essa semana com a passagem da frente fria, as máximas também deverão ficar menores, mas não há riscos para formação de geadas ou qualquer outro tipo de dano às culturas.
Nos Estados Unidos, a semana será mais uma vez marcada pelas chuvas. Contudo, não há previsões de chuvas generalizadas e de vários dias consecutivos sobre as áreas produtoras, mas todos os dias ocorrerão chuvas em alguma área do meio-oeste e leste do País. Ou seja, mesmo com previsões para pancadas de chuvas, essas continuarão mantendo as condições desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho, soja, algodão e trigo, já que os solos estão bastante encharcados e com o tempo mais nublado, as taxas de radiação e luminosidade continuarão mais baixas do que o ideal. Podendo, desse modo, causar nos perdas e elevar os percentuais de lavouras em condições ruins e muito ruins nessas próximas semanas.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments