Skip directly to content

Sema quer mobilizar pequenos produtores para cadastramento

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai concentrar sua ação para o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) dos pequenos proprietários do Distrito Federal, já que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) decidiu continuar o processo por mais 12 meses. Na primeira fase, a prioridade foi realizar o cadastro das grandes glebas de terra da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresentou, nesta segunda-feira (4) balanço que aponta o Centro-Oeste como a região mais avançada, com 54% de áreas já cadastradas. O DF possui aproximadamente 16 mil pequenos produtores de um total de 20 mil.

A Sema iniciou ações para estimular o cadastramento daqueles produtores com propriedades de até 20 hectares. “Vamos criar, em conjunto com a Secretaria de Agricultura (Seagri), um grupo de trabalho para articular o cadastro desses pequenos agricultores”, adiantou Rômulo Mello, subsecretário de Área Protegidas, Cerrado e Direitos Animais da Sema.

A secretaria também já articulou com o Fundo Único de Meio Ambiente (Funam-DF) a destinação de R$ 1,3 milhão para a realização do CAR na região da bacia hidrográfica do Descoberto. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) ficou responsável por executar o projeto e dar apoio aos proprietários que encontrarem dificuldade para realizar o cadastro.

Fonte: Jornal de Brasília