Skip directly to content

Selvíria realiza mais uma edição do Dia de Campo

Acontece na próxima sexta-feira (04) em Selvíria, o 5º Dia de Campo Integração Lavoura, Pecuária e Floresta - ILPF, da Fazenda São Mateus. O evento tem o objetivo levar informações e mostrar os sistemas de integração de produção e as alternativas viáveis que melhoram a agricultura e a pecuária com eficiência econômica e ambiental.

Nesta edição, os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel e da Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Maurício Saito, estarão presentes.

Segundo o responsável pelo Dia de Campo, Mateus Arantes, o evento, que iniciou em 2009, é bastante produtivo. "Conseguimos trazer tecnologia e modificar o sistema de produção da região. A melhora da renda do produtor depende muito da tecnologia que ele utiliza e as formas mais viáveis de manejo de pasto”, avalia arantes.

Ele afirma ainda que muitas fazendas, após participarem do Dia de Campo, aprimoram suas técnicas e obtém ótimos resultados.“Várias ações surgiram em decorrência desse evento. Paranaíba é um exemplo disso. Hoje a cidade tem um polo de pesquisa junto com a Fundação Chapadão”, conclui.

Para o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Pascoal Secco, a missão do Sindicato é junto com parceiros, promover ações que irão beneficiar todos que trabalham com as diversas atividades da integração lavoura, pecuária e floresta. "Nesse Dia de Campo, os participantes terão oportunidade de constatar essa realidade e tirar as dúvidas com especialistas de diversas áreas”, destaca Pascoal.

Pesquisa - A Fazenda São Mateus é um exemplo para as demais, por investir em pesquisa. Mateus Arantes reforça que todos que trabalham com o campo devem ver suas propriedades como empresas e investir. “O produtor tem que tirar uma parte da renda para a pesquisa”, reforça.

Mateus finaliza orientando sobre sustentabilidade, destacando que este é um fator de grande importância e que ajuda em todos os processos. “Se não deu lucro e não é sustentável, algo está errado. A economia é o tripé da sustentabilidade”, finaliza.

Programação
7h30 – Recepção – Café da manhã
08h00 – Estação 1 – Abertura
09h00 – Estação 2 – Sistema São Mateus, dificuldades superadas e resultados obtidos/colheita de lavoura de soja (Mateus Arantes)
10h00 – Estação 3 – Visita dirigida aos talhões com sistemas de produção (Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Gado de Corte)
12h00 – Estação 14 – Almoço

Assessoria do Sindicato Rural de Três Lagoas