Segunda-feira de tempo firme e sem chuvas
A semana começa com tempo firme e sem previsões de chuvas em, praticamente, todo o Brasil. Apenas poderão vir a acorrer pancadas de chuvas muito isoladas sobre a região norte do cerrado mineiro. Desse modo, todas as atividades agrícolas que foram prejudicadas na semana passada, por conta das chuvas, agora poderão ser retomadas e até amanhã poderão transcorrer sem maiores problemas. Pois, na quarta-feira uma nova frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul, onde irá trazer chuvas, novamente, ao Estado gaúcho, com volumes que poderão superar os 40 mm. Essas chuvas também serão observadas em Santa Catarina e em toda metade sul do Paraná. E esse tempo mais fechado e chuvoso deverá persistir até o final da semana, sendo que somente a metade sul do Rio Grande do Sul é que irá retornar com o tempo mais firme e sol na sexta-feira.
Mesmo com esse retorno do tempo mais firme, as condições não estarão favoráveis ao plantio do arroz, devido às chuvas do meio da semana. Além disso, esse próximo final de semana também será de tempo mais fechado e com chuva sobre todas as regiões arrozeiras. Já para os produtores de soja do Paraná e de todo o Centro-oeste que já estão pensando em iniciar o plantio, uma vez que hoje a 24h termina o vazio sanitário, as chuvas só deverão retornar à região no final do mês, provavelmente entre os dias 26 e 27. Portanto, o risco é grande ainda, mesmo para aqueles talhões que já receberam excelentes volumes de chuvas nessas últimas 3 semanas. Outro fator é que as chuvas do final do mês serão, como vem ocorrendo, muito irregulares e, portanto, sem nenhuma garantia que venha a ocorrer nas áreas semeadas.
Com relação as temperaturas, houve sim a formação de geadas sobre as regiões produtoras de trigo e milho do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes muito isoladas do Paraná na madrugada de sábado, onde as temperaturas ficaram extremamente baixas, onde em alguns municípios os termômetros registraram temperaturas negativas. Com isso, houve perdas em lavouras de milho e trigo, entre outras culturas, como frutas (uva, pêssego entre outras), As reais perdas começaram a ser mensuradas a partir de hoje de manhã. Mas para essa semana não há mais previsão de temperaturas baixas, apenas as madrugadas continuarão mais frias em todo o Sul e em boa parte do Sudeste.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments