Safras & Mercado reduz estimativa de produção de soja
A Safras & Mercado divulgou nesta sexta-feira (15/1) mais uma estimativa da produção brasileira de soja 2015/2016 e agora prevê a colheita de 99,847 milhões de toneladas, volume 4,3% superior ao colhido na temporada passada, que foi de 95,711 milhões de toneladas. A previsão ficou 561 mil toneladas (0,56%) abaixo das 100,408 milhões de toneladas previstas pela consultoria no relatório divulgado no início do mês passado.
O analista Luiz Fernando Roque explica que a presença do fenômeno climático El Niño vem trazendo quadros distintos para o desenvolvimento das lavouras nos diversos estados produtores do país.
Na avaliação do analista, a safra brasileira não vai atingir todo o potencial estimado devido a algumas perdas já irreversíveis nas regiões Norte e Nordeste e em parte do Mato Grosso, “que sofreram com a estiagem no último trimestre de 2015".
Ele observa que, em contrapartida, Minas Gerais e Goiás devem colher safras cheias na atual temporada, se recuperando das perdas sofridas na safra 2014/2015 e compensando parte da queda projetada para outros estados.
A consultoria estima um aumento de 3,9% na área cultivada, para 32,956 milhões de hectares. Em 2014/15, o plantio ocupou 31,636 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.025 quilos por hectare para 3.045 quilos.
Em relatório, a consultoria oberva que falta de chuvas ao longo do último trimestre de 2015 castigou a região do Matopiba, trazendo dificuldades na semeadura e atrasando o plantio. "Assim como em Mato Grosso, muitos produtores tiveram que replantar parte de suas áreas devido à falta de chuvas", diz Luiz Fernando.
Ele afirmou que a situação é delicada na região, mas salientou que o retorno das precipitações e as previsões de manutenção ao longo deste mês animaram os produtores. “As lavouras semeadas mais tardiamente, devido aos atrasos, deverão ser beneficiadas. Algumas perdas são irreversíveis, mas a possibilidade da manutenção de um clima positivo para as próximas semanas traz esperança para frear as perdas e recuperar parte das produtividades potenciais, principalmente na Bahia”, diz ele.
Mato Grosso
A colheita da soja entra na segunda semana em Mato Grosso e atingiu 2% da área, que corresponde a 184.076 hectares, levanto em conta a estimativa de cultivo de 9,017 milhões de hectares. Os trabalhos estão atrasados em relação à temporada passada, quando neste mesmo período a colheita havia atingido 4% da área, corespondente a 360,7 mil hectares, dos 9,107 milhões de hectares cultivados.
Na região do médio norte, que responde por 34% da érea cultivada em Mato Grosso, até esta semana a colheita atingiu 1,8% da área, abaixo dos 3,3% de igual período do ano passado. No sudeste, que tem a segunda maior área, os trabalhos chegaram a 3,3% da área, ante os 6,4% na segunda semana de janeiro do ano passado. O atraso é maior na região noroeste, onde foram colhidos apenas 3.457 hectares (0,60%), ante os 15.081 colhidos na mesma época do ano passado (2,7%).
- Entrar to post comments