Skip directly to content

Safra brasileira de soja não deve chegar aos 90 milhões de toneladas, diz consultor

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra de soja brasileira chegue neste ano a 90 milhões de toneladas. Mas a seca que atingiu Mato Grosso do Sul e, principalmente, Goiás pode diminuir o volume total a ser colhido até o mês do março.

Só o Estado de Goiás já anunciou uma quebra de um milhão de toneladas de soja nesta safra, e o consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, diz que para haver a confirmação do volume total previsto pela Conab, todas.

Mas segundo o especialista, este índice possivelmente não será alcançado, por uma série de razões:

– Primeiro, a expansão aconteceu este ano em cima de pasto, e alguns deles degradados. O segundo fator é que em algumas regiões, muito significativas como o caso de Rio Verde e Distrito Federal, que sempre apresentam bom rendimento, houve um comprometimento pela seca – afirma.

Além disso, Lantmann reforça que nesta fase os produtores precisam redobrar a atenção para o controle da ferrugem asiática e do percevejo, que também ameaçam o rendimento.

– O que a gente viu de média até agora, nesta terceira etapa da expedição, é que nós ainda temos dificuldade em fechar 90 (milhões de toneladas). É provável, mas do jeito que a coisa está caminhando hoje, eu não vejo como fechar 90 milhões de toneladas – diz o consultor.

Lantmann arrisca que produção brasileira de soja nesta safra fique pelo menos 2 milhões de toneladas abaixo do estipulado.

Canal Rural