Resultados do Soja Plus são apresentados durante Bienal da Agricultura
São 135 produtores participantes com propriedades em 8 municípios, 1984 trabalhadores rurais envolvidos direta e indiretamente, cerca de 123 mil hectares percorridos, os números confirmam os resultados obtidos em um ano do programa Soja Plus em Mato Grosso do Sul e foram apresentados nesta segunda-feira (31), durante o 5º Seminário Nacional Soja Plus, realizado pela Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e pela Aprosoja/MT - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso. O evento compõe a programação da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central.
Com o intuito de valorizar o desempenho alcançado pelos participantes do programa, quatro das 850 propriedades rurais que recebem a assistência técnica do Soja Plus serão homenageadas pelo Prêmio Excelência em Gestão da Propriedade Rural. Duas delas são de Mato Grosso do Sul: Luiz Henrique Luft, da fazenda Saudade, no município de São Gabriel do Oeste; Luiz Evandro Loel, da propriedade Três Estrelas, em Chapadão do Sul; e outras duas de Mato Grosso: Sidney Luiz Matias Haas, da fazenda Santa Terezinha, no município de Querência; Lenice Gazola, da fazenda Realeza, em Sorriso.
Para o presidente da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, diante da evolução das propriedades a partir da entrada do programa, a meta agora é ampliar o alcance. “A partir da visita técnica, das orientações e consultorias oferecidas pelo Soja Plus, o que vemos são agricultores empreendedores e empenhados, cumprindo legislações social e ambiental e produzindo cada vez mais e melhor. Com os bons resultados obtidos, projetamos duplicar os números até o final de 2016”, ressalta
Participaram do evento representantes das federações da região Centro-Oeste, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, Rogério Beretta, o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja MS, Christiano Bortolotto, secretário de Produção e Agricultura Familiar – Sepaf, Fernando Lamas, o gerente de agronegócios do Banco do Brasil, Loreno Budcke, além de representantes rurais do Estado.
Sobre a Bienal - A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).
A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste - Organização das Cooperativas do Brasil.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems - Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass - Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.
Conta também com o apoio institucional do Crea/MS - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS, da Embrapa e da Fundação MS e é realizado em parceria com o SBA - Sistema Brasileiro do Agronegócio, com a TV Morena, com o SBA - Sistema Brasileira do Agronegócio, com a UCDB e com a Revista Granja. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br ou baixe o aplicativo da Bienal da Agricultura disponível no App Store e Play Store.
- Entrar to post comments