Skip directly to content

Representantes do USDA projetam safra brasileira de soja em 89,5 milhões de toneladas

Um relatório feito por representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil estima a produção para a soja brasileira na safra 2013/2014 em 89,5 milhões de toneladas. O número está acima do recente relatório mensal de oferta e demanda, divulgado pelo próprio USDA no início do mês, que apontada 89 milhões de toneladas.

O documento é datado do último dia 23 de janeiro e não representa uma projeção oficial do governo americano. A estimativa para a produção brasileira é quase igual à do relatório oficial para a safra americana, que é de 89,51 milhões de toneladas de soja na safra 2013/2014.

Os representantes do USDA informam que a previsão se baseia na ampliação da área plantada e em rendimentos acima do esperado em plantações de soja de ciclo precoce. Ressalta que, entre o final de dezembro e o início de janeiro, ocorreram chuvas irregulares em algumas regiões do país, mas com impacto pequeno sobre a produção.

O relatório projeta exportações de 46 milhões de toneladas de soja por parte do Brasil, número também acima da estimativa feita pelo relatório mensal de oferta e demanda do USDA (44,5 milhões de toneladas). “Com a projeção de uma colheita recorde, o Brasil terá um amplo suprimento para atender as necessidades do mercado internacional.”

No entanto, lembra que os problemas de logística continuarão a dificultar a vida dos exportadores. “O transporte do campo ao porto continua a ser o grande desafio para os comerciantes de commodities. Melhorias na logística e no transporte de 2013 para 2014 foram marginais”, relata o representante do USDA.

O consumo interno de soja no Brasil é estimado pelo relatório em 41,2 milhões de toneladas, também acima do documento oficial do USDA, publicado no início do mês (40,8 milhões). Os estoques finais da safra 2013/2014 são calculados pelo representante do governo americano em 4,37 milhões de toneladas.

Globo Rural