Quarta-feira com previsão apenas para eventuais pancadas de chuvas
As imagens de satélite mostram áreas de instabilidade sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, faixa sul e oeste de Minas Gerais, oeste do Pará e todos os demais Estados da região Norte, com exceção do Tocantins, que amanhece com céu com poucas nuvens. O mesmo está ocorrendo com as regiões do oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão. Rio Grande do Sul e Santa Catarina também tem uma manhã de quarta-feira de céu límpido e sem previsões para chuvas.
Com essas características atmosféricas, a previsão é novamente para eventuais pancadas de chuvas sobre os Estados das regiões Centro-oeste e Sudeste, bem como para o Paraná. Há previsão também de chuvas sobre a região norte. Porém, como são pancadas e não chuvas generalizadas, os problemas continuarão a ocorrer em muitas propriedades, uma vez que há grande possibilidade que áreas que estão a várias semanas sem registro de chuvas ainda permanecerem nessa condição, agravando ainda mais a situação das lavouras, gerando perdas ainda maiores de produtividade. O plantio da soja está paralisado e muito provavelmente iremos ter uma redução de área total do Brasil, principalmente no cerrado brasileiro, já que estamos terminando o ano e a tendência agora dos produtores é optarem por esperar e plantar o milho safrinha ou outra cultura de 2ª safra em janeiro. Mesmo com essa previsão para pancadas de chuvas, colheitas da cana e do citros poderão ser inviabilizadas ao longo do dia. Agora no Sul, esse tempo mais firme vem possibilitando a realização dos tratos culturais e condições melhores ao desenvolvimento das lavouras, devido ao aumento do período de luminosidade.
Agora nem tudo “é flores” no Sul do Brasil, pois a partir de amanhã um novo sistema meteorológico estará se formando e avançando, novamente, sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul onde irá provocar chuvas torrenciais entre essa quinta e sexta-feira e aos poucos esse sistema estará avançando pelo interior do Brasil, onde deixará o final de semana e toda a semana que vem com condições melhores para chuvas sobre todas as regiões produtoras, principalmente na primeira metade da semana.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments