Skip directly to content

Proposta do Mercosul para a União Europeia está pronta, diz ministro do MDCI

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, disse, nesta segunda-feira (16/11), que a proposta do Mercosul para um acordo com a União Europeia está pronta e que espera iniciar a fase de troca de ofertas ainda neste ano. “A troca é o início. Esperamos até 2017 estar com o acordo em vigor”, disse ele, ao participar de um encontro com representantes de Câmaras de Comércio dos países europeus, em São Paulo.

“A proposta do Mercosul está pronta e estamos dispostos a iniciar o processo de trocas imediatamente. Vai haver uma reunião dos ministros europeus no dia 27 de novembro e eles têm que validar a proposta europeia”, disse Monteiro, destacando que há divergências que precisam ser resolvidas entre os países do Velho Continente. “Há países que são mais defensivos em matéria de bens agrícolas”, informou, sem citar quais seriam esses países, em entrevista coletiva depois do evento.

De acordo com Armando Monteiro, a proposta do bloco sul-americano tem uma cobertura de 90% dos bens e serviços que podem ser comercializados com os europeus. Na avaliação dele, a posição do Mercosul torna viável um acordo, que só pode ser concretizado se houver, nas palavras dele, “um número expressivo de bens”. O resultados, na opinião do ministro, será o fortalecimento das duas regiões.

Para o ministro, “não há momento melhor” para um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Monteiro lembrou do recente anúncio da chamada Parceria Transpacífica (TPP, na sigla em inglês), liderada pelos Estados Unidos. E disse que o Brasil quer estar no que chama de momento novo da economia mundial e não acredita que uma eventual mudança de governo na Argentina – que realiza eleições presidenciais nesta semana – prejudique as negociações. “Os dois candidatos são amplamente favoráveis”.

Fonte: Globo Rural