Projeto tenta diminuir em 80% a importação de produtos em Mato Grosso do Sul
Programa estadual atualmente sendo estruturado promete, a médio prazo, diminuir em 80% a importação de produtos da horticultura de outros estados.
A horticultura envolve cultivo de frutas, flores ornamentais e para uso terapêutico, de hortaliças, produção de árvores e paisagismo para parques e jardins.
Conforme levantamento da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa) e informações da Superintendência de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso do Sul, somente 20% do que é comercializado na unidade é produzido aqui.
O superintendente de Desenvolvimento Rural do Estado, Edwin Baur, afirmou que será possível reverter essa situação. "Temos todas as condições de reverter esses números e produzir inclusive para exportar”, afirmou, via assessoria de imprensa.
Esse trabalho para tentar incentivar os produtores locais está sendo discutido entre a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vetegal (Iagro).
Os três entes ainda precisam definir as diretrizes do programa para conseguir a implantação no Estado. De acordo com nota do governo, o engenheiro agrônomo Altair Luiz da Silva vai coordenar o trabalho. A pesquisadora de frutas da Agraer de Dourados, Cássia Regina Yurico Ide Vieira, também integra a coordenação.
“Vamos reunir técnicos e aproveitar a expertise de cada um para focar principalmente na ampliação da produção com sustentabilidade”, garantiu o superintendente Baur. Não foi divulgado o calendário do programa e quando ele, de fato, será implantado em Mato Grosso do Sul.
Fonte: Correio do Estado
- Entrar to post comments