Skip directly to content

Programa Agrojovem será lançado na Famasul

Atrair potenciais jovens empreendedores para o agronegócio. Este é um dos principais objetivos do Programa Agrojovem, desenvolvido pela Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de MS (AJE/MS), com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul). O Estado é um dos pioneiros na implementação deste programa, que será lançado na segunda-feira (7), às 19 horas, na sede da Federação.

O Agrojovem também tem objetivo de atividades que tragam desenvolvimentos aos profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor, promover e estimular relações de negócios, além de fomentar debates sobres temas de relevância. Para a diretora de Agronegócios da AJE, Roberta Maia, o programa é uma ponte para que os jovens interessados no meio rural obtenham informações direcionadas a sua realidade. "A falta do acesso às informações específicas e voltadas ao público jovem é um dos principais entraves do setor. O programa vem sanar esta dificuldade", afirma Roberta.

O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, destaca a relação de proximidade que a instituição tem com a nova geração. "Confiamos muito na nova geração, que já atua e está chegando com mais força para atuar no agro. O agronegócio tem o perfil cada vez mais empresarial e, por isso, depende de gestão. Aí está a importância de apoiar iniciativas empreendedoras para o setor", afirmou.

A primeira ação do Agrojovem é o Workshop Sul-mato-grossense de Empreendedorismo Rural, que acontecerá no dia 25 de abril, a partir das 7h30, durante a Expogrande 2014, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. "O público alvo são acadêmicos da área de agrárias, administração, economia e contabilidade, além dos jovens inseridos no agronegócio, mas todos estão convidados, porque os temas são abrangentes", afirmou Roberta.

O evento contará com a participação de especialistas no cenário nacional, como o administrador e produtor rural, Daniel Wolf, que ministrará a palestra 'Duas Gerações (pai e filho) - Sucessão Hereditária X Sucessão Gerencial, e do zootecnista e professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Vinícius Catarelli, que falará do desenvolvimento de competências para o empreendedorismo.

Além das palestras, o workshop contará com o painel 'Os impactos positivos causados nos últimos anos no campo, através da inovação e sustentabilidade', com representantes da Famasul, da Acrissul, da Embrapa e do Sindicato Rural de Campo Grande. "A participação dessas lideranças trará experiências fundamentais para o nosso desenvolvimento", enfatiza Roberta.

A AJE/MS tem como finalidade formar novas lideranças no campo e representar o jovem empreendedor na busca por um ambiente inclusivo e sustentável em MS. "Sabemos que a nova geração tem muito a aprender e a acrescentar ao setor. Nossa meta é associarmos estudantes de cursos da área de agrárias, contábeis, administração e economia, das universidades do Estado". A associação existe desde dezembro de 2013.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul