Skip directly to content

Produtores aguardam relatório americano com as projeções para safra 2014/2015 de soja e milho

A semana termina com expectativa para os produtores brasileiros de soja, já que na próxima segunda, dia 31, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vai divulgar um relatório com as primeiras projeções oficiais para a área de plantio da safra 2014/2015. De acordo com o analista de mercado, Paulo Molinari, o relatório pode colocar estoques de soja em milho em baixa. E também pela votação na Câmara dos Deputados sobre a cobrança de PIS/Cofins para a soja, que segundo o analista, pode mexer com o mercado internacional.

 

– A equalização dos tributos do farelo e óleo de soja é uma reivindicação histórica da indústria brasileira. A taxação da soja em grão é realmente uma medida jurássica. A repercusão será no mercado internacional, pois temos custos internos muito altos. Os preços vão ser ainda menores aos produtores, cerca de 9% menor. Isso pode afetar toda rentabilidade e até provocar quedas de exportações do Brasil – salienta.

 

Segundo Molinari, as projeções para soja e milho vão ter termômetro para o mercado.

 

– Já existem alguns número de consenso no mercado. Já se sabe que a área plantada de milho deve cair um pouco e a da soja deverá subir. Serão os primeiros números de importância para nova safra americana, que afetam os nossos preços para o segundo semestre. E depois o posicionamento dos estoques trimestrais, que vão confirmar se as projeções de demanda do USDA estão corretas ou não perante o que existe de estoques no mercado americano.

 

Canal Rural