Primeiros dias do mês terão temperaturas elevadas no Centro-Sul
Agosto é conhecido como um mês do desgosto, mas será uma verdade em relação ao clima no país? Segundo as projeções climáticas, o mês não vai fugir a regra, pois tem previsão de muitas variações, principalmente no Sul do Brasil.
Depois de julho ter tido chuvas frequentes e muito volumosas em grande parte da região Sul, agosto ainda terá precipitações na região, mas sem os extremos registrados como os acumulados de 500mm em cidades paranaenses.
De acordo com a Somar Meteorologia, a primeira quinzena será seca na maior parte dos Estados do Sul, apenas com chuvas isoladas em algumas áreas. Já a segunda quinzena terá mais precipitações, por causa da atuação do El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
A chuva deixará de ficar concentrada apenas no Sul e retornará gradualmente na segunda metade do mês em outras áreas do Sudeste e sul do Centro-Oeste com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico. Com isso, a região Sudeste terá chuva intercalada com períodos de tempo secos mais prolongados e, consequentemente, baixa umidade relativa do ar e possíveis problemas com o aumento de queimadas.
O tempo continuará firme durante o mês de agosto em grande parte do Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e Goiás.
As Ondas de Leste, que são os ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente, continuarão trazendo chuva para o leste do Nordeste, enquanto que o interior dos Estados permanecerá seco. “Para que as precipitações voltem para estas áreas nordestinas, as frentes frias tem que chegar à região para que haja uma conexão deste sistema meteorológico e a umidade da Amazônia. Ainda é cedo para isso acontecer, ainda mais por se tratar de um ano de El Niño”, comenta a meteorologista Desirée Brandt.
O destaque para o Norte do Brasil são as chuvas que ficam concentradas nas faixas oeste e norte, enquanto que o tempo ficará firme e com maior amplitude térmica no sul e leste da região.
Centro-Sul terá calor fora de época no início de agosto
O calor fora de época é esperado no início da primeira quinzena de agosto no Sudeste e nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. A previsão é de chuvas no Centro-Sul no decorrer da segunda quinzena e com isso, as temperaturas não terão uma amplitude térmica tão evidente.
“Ainda não são descartadas algumas ondas de frio no inverno, mas elas serão mais brandas por causa da atmosfera que está mais aquecida por conta do fenômeno El Niño”, conclui a técnica em meteorologia, Patricia Vieira.
Fonte: Jornal do Tempo
- Entrar to post comments