Presidente do IBGE diz que Censo Agropecuário rodará no ano que vem
O novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello, afirmou, na manhã desta segunda-feira (1º), na sede do órgão no Centro do Rio de Janeiro, que o Censo Agropecuário "fatalmente rodará em 2017".
“O censo já está salvo ou então não estarei aqui. Já que ele não rodou esse ano. E fatalmente rodará no ano que vem ou então não estarei aqui. Acho que o Censo Agropecuário é de enorme importância. Isso é comando legal, ou muda a lei ou muda a presidência do IBGE. Existe uma lei que comanda a realização de um Censo Demográfico a cada dez anos e o Censo Agropecuário a cada cinco”, declarou.
Em abril de 2016, o Ministério do Planejamento anunciou que o orçamento foi reduzido para R$ 266,5 milhões, inviabilizando a realização. Nesta terça-feira (2), Rabello afirmou que se encontrará em Brasília com o ministro do Planejamento em exercício, Diogo Oliveira, para discutir a realização do Censo Agropecuário.
“Vamos brigar para em 2017 tenha valor que complementa esse bilhão [do orçamento total do Censo] e verba possível para dar os primeiros passos do censo e divulgar em 2018. Fazer em um ano e meio, comprimir esse trabalho de forma que vá para campo em 2017 e se complemente o processo, e em 2018 a gente comece a receber informações. A gente teria tido Censo 2006/2007 para o Censo 2018”, concluiu.
Outros dois temas também estarão em pauta será a modernização do sistema de servidores e informática do IBGE, além da assinatura da homologação dos 600 aprovados no último concurso do IBGE.
“O que estamos pedindo ao ministro que examine e que a questão da informática seja tratada de forma isolada como item crítico a parte independente de assuntos censitários. Para parar com essa boa vontade do IBGE de colocar uma coisa na outra, acaba prejudicando a segurança dos trabalhos”, disse.
IBGE na Olimpíada
Entrando no clima Olímpico, o IBGE lançou, nesta segunda-feira (1º), um conjunto de produtos que apresentam o país para mais de 200 delegações que estão no Rio de Janeiro para competir nos Jogos Olímpicos, além da mídia internacional, atletas e o público do evento.
O folheto “Um passaporte para conhecer o Brasil – embarque nas informações do IBGE” será distribuído “em locais estratégicos” da cidade, nas versões inglês e português. Nele, constam informações sobre extensão territorial, população, PIB per capita, entre outros dados.
O folder tem ainda um infográfico com informações sobre os seis biomas encontrados em solo brasileiro, a produção agropecuária presente em cada local, além de dados sobre recursos naturais do país, localização de polos de tecnologia e destinos turísticos mais visitados e pontos extremos do Brasil. A versão digitalizada pode ser encontrada aqui.
Fonte: G1
- Entrar to post comments