Skip directly to content

Preços pagos ao produtor tem alta de 20% em 2015

O Índice de Preços recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) fechou o ano de 2015 com alta de 20,96% após três meses de queda. O resultado foi influenciado pela taxa do câmbio, que beneficiou alguns produtos de cotação internacional. Os dados foram divulgados pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Segundo a Farsul, a desvalorização do real teve impacto sobre o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) que chegou a 10,69% no ano passado. Em contrapartida, o real em baixa compensou a queda do preço no mercado internacional e garantiu o resultado positivo do IIPR. Tanto em períodos de deflação, quanto de hiperinflação do IIPR, o IPCA Alimentos se mantém próximo ao IPCA, o que comprova que os preços pagos pelo consumidor não estão diretamente relacionados aos preços recebidos pelos produtores.

Na avaliação da entidade, os custos de produção também registraram alta, fechando 2015 com 10,69%, valor um pouco acima do IPCA do período. Mas, diferente dos preços recebidos pelo produtor, o IICP não havia registrado resultados negativos nos anos anteriores, com 2,85% em 2013 e 9,17% em 2014.

Fonte: Datagro