Preços baixos reduzem área mundial de algodão
Os números divulgados pela Conab (Companha Nacional de Abastecimento) confirmam uma tendência mundial: a área produtiva de algodão está diminuindo.
Segundo a entidade, o produtor brasileiro reduziu em 12,8% a área de algodão nesta safra, ocupando cerca de 977,7 mil hectares. Entre os estados produtores, Goiás foi o que mais teve redução proporcionalmente à área, com 37%, seguindo de Mato Grosso com 12,5% e Bahia com 12%.
O mesmo está previsto para área mundial na safra 2015/2016. Para a International Cotton Advisory Committee (ICAC), na próxima safra a área de algodão será 7% menor, o que vai a acarretar em uma redução de 9% na produção mundial, totalizando 23,9 milhões de toneladas.
Enquanto a oferta diminui, a demanda deve crescer 2%. Como consequência, os estoques mundiais do produto devem cair pela primeira vez desde a safra 2010/11, batendo a casa de 20 milhões de toneladas.
A notícia é bem vista pelos cotonicultores, que esperam por melhores preços da pluma nos próximos anos. Desde 2011, quando a cotação do algodão atingiu patamares históricos, os produtores vêm assistindo a queda nos preços mundiais do produto.
Nas últimas três safras, o Brasil produziu 1,7 milhão de toneladas de algodão, em média, sendo um dos cinco maiores produtores ao lado de países como China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.
Fonte: Uagro
- Entrar to post comments