Preço do milho no porto bate recorde, informa Cepea
Os valores do milho no porto de Paranaguá (PR) são os maiores desde março de 2014 em termos nominais (sem descontar a inflação). A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“Esse cenário é verificado mesmo diante da expectativa de safra brasileira recorde, que deve gerar excedente e estoques de passagens também recordes. A sustentação continua vindo do dólar valorizado frente ao real, que eleva a competitividade do milho brasileiro no mercado internacional”, dizem os pesquisadores.
Diante do cenário, o Cepea avalia que as exportações de milho devem manter trajetória crescente. Nesta terça-feira (1/9), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deve divulgar os dados da balança comercial de agosto. De janeiro a julho, as vendas externas de milho somaram 6,6 milhões de toneladas. Nas três primeiras semanas de agosto, o volume embarcado foi de 1,41 milhão de toneladas.
Por enquanto, registros de line-up apontam para grande quantidade de navios nos portos brasileiros para carregamento de milho. Em Santos (SP), por exemplo, quatro embarcações estão atracadas à espera de 539,941 mil toneladas. Outras 16 têm a atracação esperada.
Fonte: Globo Rural
- Entrar to post comments