Skip directly to content

Preço do milho no porto bate recorde, informa Cepea

Os valores do milho no porto de Paranaguá (PR) são os maiores desde março de 2014 em termos nominais (sem descontar a inflação). A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Esse cenário é verificado mesmo diante da expectativa de safra brasileira recorde, que deve gerar excedente e estoques de passagens também recordes. A sustentação continua vindo do dólar valorizado frente ao real, que eleva a competitividade do milho brasileiro no mercado internacional”, dizem os pesquisadores.

Diante do cenário, o Cepea avalia que as exportações de milho devem manter trajetória crescente. Nesta terça-feira (1/9), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deve divulgar os dados da balança comercial de agosto. De janeiro a julho, as vendas externas de milho somaram 6,6 milhões de toneladas. Nas três primeiras semanas de agosto, o volume embarcado foi de 1,41 milhão de toneladas.

Por enquanto, registros de line-up apontam para grande quantidade de navios nos portos brasileiros para carregamento de milho. Em Santos (SP), por exemplo, quatro embarcações estão atracadas à espera de 539,941 mil toneladas. Outras 16 têm a atracação esperada.

Fonte: Globo Rural