Skip directly to content

Plantio do milho safrinha atinge 45% em MS

O plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul atingiu 45% da área destinada ao cultivo do grão, o equivalente a 707 mil hectares dos 1,5 milhão hectares estimados para a ciclo atual. Os dados foram divulgados pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), nesta terça-feira (18), por meio do relatório do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga).

Apesar da manutenção de área da safra passada, a Aprosoja/MS estima queda de 10% na produção do milho safrinha. O volume recorde colhido no ciclo 2012/13 de 7,8 milhões, de acordo com os levantamentos técnicos, reduzirá para 7 milhões de toneladas. Também em queda de 10% a produtividade, que na safra passada foi de 83 sacas por hectare, neste ano esta estimada em 78.

O novo presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, remete a redução na produção e produtividade a três fatores. “Inicialmente consideramos a precificação da saca do milho, que não está atrativa ao produtor e, por conta disso, o desestímulo reduz o investimento em tecnologias de sementes. Outro fator é a falta de chuvas, que já influencia negativamente neste período de plantio”, considera o presidente.

A falta de chuva também causa redução nas estimativas da colheita da soja. O volume esperado de 6,1 milhões de toneladas na safra atual, foi reduzido pela Aprosoja/MS para 6 milhões. A colheita da oleaginosa no Estado atingiu 56,2% e já soma 1,2 milhão de hectares, do total de 2,2 milhões dedicados ao cultivo.