Skip directly to content

Plantio de soja chega a 28% da área em Mato Grosso do Sul

O clima tem favorecido o plantio da safra nova de soja em Mato Grosso do Sul, que chegou a 28% da área estimada. A informação é da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS) com base no Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga). De acordo com a entidade, as áreas produtoras do estado têm registrado chuvas bem distribuídas e regulares, situação atribuída aos efeitos do fenômeno climático El Niño.

O atual ritmo de plantio é bem maior que no mesmo período no ano passado, quando os sojicultores sul-matogrossense tinham semeado apenas 5,6% da superfície prevista para a cultura. “Estamos com o plantio dentro da normalidade. Quem ainda não plantou, está na expectativa de chuva moderada. E quem já fez a semeadura, precisa de clima mais ameno para o desenvolvimento da planta”, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto, em nota.

De acordo com a entidade, a região mais adiantada no trabalho e campo é a Sul do estado, com 34% de área já plantados. No norte do estado, são 11%. A expectativa é de uma produção de 7,2 milhões de toneladas da oleaginosa.

Fonte: Globo Rural