Skip directly to content

Plano safra 2014/2015 será fechado até abril e terá foco em armazenagem, tecnologia e irrigação

O Plano Safra 2014/2014 já tem sua base formulada e deverá terminar de ser estruturado até o mês de abril – mais cedo este ano – de acordo com o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. O foco do programa será em recursos para armazenagem, acesso a tecnologia e irrigação.

Segundo Geller, o Plano já está estruturado internamente e, a partir deste mês de fevereiro, terá início uma agenda de discussões com a sociedade e as entidades de classe, para receber demandas que serão incluídas na proposta.

“Queremos aprovar o Plano Safra até o final de abril, diferente no ano passado, que foi em maio. Isso em função da Copa do Mundo, em função de ser um ano eleitoral e também em função da necessidade de nós avançarmos e adiantarmos para que o produtor possa se organizar, porque os custeios começam já em junho, julho”, afirmou o secretário em entrevista ao Agro Olhar.

Para Geller, os investimentos em armazenagem são urgentes e os recursos para acesso a inovações tecnológicas são fundamentais para que o produtor possa conseguir ter uma produção sustentável. E, os projetos de irrigação precisam avanças bastante, sobretudo na região Centro-Oeste.

“O Programa este ano foi um sucesso, de R$ 136 bilhões disponibilizados, nos 6 primeiros meses já foram acessados R$ 92 bilhões”, comemorou o secretário do Mapa.

Agro Olhar