Skip directly to content

Plano Nacional de Defesa Agropecuária trará mais agilidade ao setor

O Presidente da Aprosoja Brasil assinou termo de adesão que prevê a implementação de programas que contribuam com o desenvolvimento sustentável do setor

Ainda durante a cerimônia foi assinado o Decreto de criação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) da região MATOPIBA.

Na manhã, desta quarta-feira (06), o Presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, participou do lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária 2015/2020 (PNDA). O anunciou aconteceu no Palácio do Planalto e foi feito pela Presidente Dilma Rousseff e a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

O PNDA tem como meta garantir a preservação da vida e da saúde, da sociedade e dos animais e ainda gerar segurança alimentar. Segundo a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, o Plano Nacional de Defesa irá agilizar a tomada de decisões. “Vamos reduzir em 70% o tempo entre a solicitação de um registro e a sua análise final”, garantiu a ministra.

A Presidente Dilma Rousseff elogiou o agronegócio nacional e também o trabalho incansável dos produtores rurais “Agronegócio é um sucesso dentro e fora do país, pois somos um dos maiores produtores de alimentos e proteínas do mundo. O agro gera renda para toda cadeia”, destacou a presidente.

Pacto pela qualidade dos produtores agropecuárias do Brasil

Durante a cerimônia o Presidente Dalpasquale assinou termo de adesão entre o Ministério da Agricultura e a Entidade, no qual prevê a promoção e a implementação de programas/ações de defesa agropecuária, que contribuam com o desenvolvimento sustentável do setor.

Para o Presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o Plano é um novo modelo de gestão que unifica a fortalece o setor. “A agropecuária brasileira está se modernizando e crescendo cada vez mais, dessa forma o lançamento do PNDA mostra que governo federal quer acompanhar com dinamicidade, colocando metas e se modernizando com o desenvolvimento do campo, do produtor rural”, disse o Presidente da Aprosoja Brasil.

Ainda durante a cerimônia foi assinado o Decreto de criação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) da região MATOPIBA. A Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que o Plano é fundamental para o crescimento/desenvolvimento das novas fronteiras agrícolas.  “É um sonho que temos –  implantar o último polo agrícola do Brasil. A região vem crescendo e se desenvolvendo e os protagonistas dessa história são os produtores, mas queremos mudar essa história e participar do crescimento junto com os produtores”, destacou a Ministra.

A Presidente Dilma salientou que a incorporação tecnológica, o cumprimento de metas e a desburocratização são fundamentais para novo polo agrícola. E garantiu que o governo dará apoio para o fomento do MATOPIBA.

Para o Presidente da Aprosoja PI, Moysés Barjud, a criação da região MATOPIBA é uma forma de aproximação dos órgãos públicos de gestão do agronegócio com a realidade desses estados, desmistificando certos conceitos e identificando reais problemas.

“Esperamos que se construa uma estrutura logística e a predisposição política para atender de forma positiva e tempestiva os nossos anseios, sem deixar de lado a aproximação das representações de classe diretamente afetadas por esse processo”, frisou Barjud.

Fonte: Aprosoja Brasil