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Pesquisa encomendada pela Syngenta revela o que o brasileiro conhece sobre soja

A soja, cultivo responsável por aproximadamente metade dos negócios realizados pela agricultura do País, é o foco de uma pesquisa inédita encomendada pela Syngenta para descobrir o que o brasileiro sabe sobre essa cultura. Foram realizadas 1,4 mil entrevistas em sete importantes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande e Brasília.

Os resultados mostram que o grão, apesar de não ser visualmente muito conhecido (apenas um terço dos pesquisados conseguiu identificar uma planta de soja), tem uma imagem bastante positiva: 75% das pessoas afirmaram que a soja é importante ou muito importante em seu dia a dia e 44% dos entrevistados afirmaram consumir produtos à base de soja diariamente.

A pesquisa mostra ainda que Brasília é a cidade que mais sabe identificar a presença da soja em uma lista de 22 produtos, como óleos, leite, sucos, farinhas, pães, biscoitos, queijos e ração animal. Na capital federal, 35% mencionaram a presença do grão na listagem. Na sequência estão Curitiba, com 30%, Porto Alegre e São Paulo, ambas com 29%.

A iniciativa faz parte de uma campanha da Syngenta para valorizar a cultura da soja no país. “Queremos celebrar o trabalho dos agricultores, que transformaram a soja em um dos pilares do agronegócio e da economia brasileira como um todo”, explica André Savino, Diretor de Soja da empresa. “Além disso, queremos aproximar as pessoas que moram nos grandes centros urbanos do contexto da produção de alimentos. Em 2050, seremos 9 bilhões de habitantes, o que coloca uma pressão enorme na atividade agrícola. Queremos ampliar a discussão desses temas”, conta o executivo.

Em 2013, a Syngenta lançou uma iniciativa global entitulada “The Good Growth Plan”, para lidar com grandes desafios relacionados à segurança alimentar. “A produtividade agrícola necessita de mais eficiência para que possamos alimentar a crescente população global. Acreditamos que as tecnologias desempenharão um papel fundamental nisso”, diz Savino.

Outras iniciativas da campanha estão programadas para este ano. Entre elas está uma minissérie entitulada “O mundo sem soja”, que conta a história de como seria o mundo se não houvesse a produção de soja. O objetivo é demonstrar como a cultura é fundamental para a população e está presente no dia a dia de todos.

Agrolink