Skip directly to content

Paraná abre a colheita oficial da maior safra de soja do país

Passados quatro meses da abertura oficial do plantio em Sinop, no médio norte de Mato Grosso, é chegada a hora de iniciar a colheita desta que promete ser a maior safra de soja já colhida no Brasil. A solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Safra de Soja 2013/2014 aconteceu neste sábado, dia 1º, em umamanhã de muito sol e calor no oeste do Paraná.

Assim como na abertura do plantio, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, esteve presente na colheita simbólica, junto com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller. O governador do Paraná, Beto Richa também esteve presente no evento na Fazenda Boa Sorte, em Quarto Centenário. Os seis tratores preparados para esta colheita, realizada em uma área previamente preparada na fazenda especialmente para este evento, colheram 83 sacas por hectare.

– Sinceramente, eu não esperava tanto. Agora é torcer para o preço não cair – disse Carlos Apoloni, que administra a propriedade da família.

Após conduzir uma das colheitadeiras, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann reafirmando a expectativa de uma safra recorde neste ano e creditando este sucesso aos produtores.

– Sabemos que nossa produção está ancorada principalmente no empreendedorismo do nosso produtor. O Brasil vai se consolidar como grande produtor e grande fornecedor de alimentos para o mundo, apesar das dificuldades logísticas. No ano passado exportamos mais milho que os Estados Unidos, aumentamos quatro vezes nossas exportações, e precisamos estar preparados para isso – disse a ministra.

Gleisi enumerou as ações do governo para apoiar o desenvolvimento do setor, como o Plano Safra, a ampliação da oferta de seguro agrícola e as concessões de rodovias federais. A ministra também disse que o governo agiu com rapidez frente a ameaça da Helicoverpa armígera – uma das grandes reclamações do setor nesta safra. Segundo a ministra, o governo criou o decreto que regulamentou as situações de emergência fitossanitária e liberou em tempo recorde dois novos produtos para o combate à ferrugem da asiática.

O governador do Paraná, Roberto Richa (PSDB), destacou a contribuição do agronegócio para o resultado do PIB brasileiro em 2013 e enumerou as ações do governo do Estado para apoiar o setor agropecuário.

– Temos feito nossa parte, com diálogo, com respeito, ouvindo e dando direto àqueles que melhor conhecem seu setor de mostrarem o caminho ao poder público. Muitas propostas incorporadas pelo nosso governo vieram do setor rural – disse o governador.

Animação

Assim como os proprietários da Fazenda Boa Sorte, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, também ficou animado com os resultados da colheita simbólica na manhã deste sábado.

– É um momento de muita comemoração pra nós. Estamos muito felizes por poder realizar mais um evento que mostra a importância desta safra, o significado que tem a soja para o Brasil.

Silveira aproveitou o momento, na presença de dezenas de produtores, lideranças e representantes políticos, para convocar o setor a mobilizar-se politicamente para este ano eleitoral.

– Vamos colher a maior safra da nossa história neste ano, e vamos ter uma eleição muito importante. Precisamos eleger senadores e deputados comprometidos não com partidos, mas com o agronegócio brasileiro. Precisamos fortalecer nossa representação política e nossa frente parlamentar.

Já o diretor-presidente do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida, destacou a importância do projeto Soja Brasil para os produtores.

– O projeto Soja Brasil começa bem antes do plantio e vai além da colheita. O objetivo deste projeto é levar informação relevante para os produtores de soja das diversas regiões brasileiras. E eventos como este têm um grande significado pois elevam a autoestima dos produtores. Precisamos valorizar as pessoas do campo. Pessoas que fazem o Brasil acontecer.

Tensão política

Durante a solenidade, o governador Beto Richa voltou a criticar a relação do governo federal com o governo do Estado. Ele diz que o Paraná tem sido o último Estado na lista de prioridades do governo federal e todos os projetos encaminhados para Brasília “são analisados com lupa”.

– Estamos aguardando R$ 817 milhões do Proinveste [Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal], colocamos dinheiro na frente contando com a liberação deste recurso e até agora nada. O Paraná é o quinto Estado a mandar recursos para União, não podemos aceitar sermos o 23º a receber recursos do governo federal – disse o governador.

Mais cedo, em entrevista aos jornalistas ao chegar na Fazenda Boa Sorte, a ministra Gleisi Hoffman havia negado que o governo tenha qualquer restrição à liberação de recursos para o Paraná. Segundo ela, não faltam recursos nem disposição para liberá-los, o que falta é o Estado enviar os projetos para solicitar estes recursos. Em seu pronunciamento, Richa contestou a declaração da ministra.

– Ao contrário do que alguns insinuam, o Paraná tem muitos projetos em Brasília, nas minhas contas mais de 50, todos fundamentais para o desenvolvimento do Estado.

Por conta de suas agendas no Estado, ambos saíram antes do encerramento da solenidade e não houve mais esclarecimentos públicos sobre a troca de farpas entre ambos. Em seu pronunciamento, já no final da solenidade, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reforçou que o governo não tem nenhuma restrição ao Estado e convocou lideranças e imprensa a apoiar a divulgação de uma linha de crédito até então pouco acessada, que ele considera importante para o Paraná.

– Temos o Inovagro, com taxas de juros de 3,5% ao ano, três anos de carência e 10 de prazo investimento em para inovação tecnológica. Este recurso permite fazer uma balança, modernizar módulos de produção de avicultura e suinocultura, melhorar a automação nas propriedades, e não está sendo procurado.