Skip directly to content

Número de queimadas aumenta no interior do Brasil com fortalecimento do ar seco

O número de queimadas no Brasil neste ano aumentou 18% em relação ao ano passado. Apenas o Estado de Tocantins teve 30 focos de calor nas últimas 48 horas com uma massa de ar seco no país. Nesta semana, o número de queimadas tem aumentado no interior do país. O fortalecimento de uma massa de ar mais seco deixou o tempo firme, quente e com umidade relativa do ar mais baixa no período da tarde.

De acordo com últimos dados dos satélites ambientais do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Estado do Tocantins registrou em 48 horas 30 focos de queimadas, seguido pelo Maranhão com 23 no mesmo período, 14 no Mato Grosso, 11 na Bahia e 5 focos no Rio Grande do Sul.

O ranking anual do mesmo instituto dá conta de 3.767 focos de calor em 2015 no Mato Grosso, 1.198 em Roraima, 1.048 no Tocantins, 1.033 no Pará, 996 no Maranhão e 977 focos na Bahia. De primeiro de janeiro até o momento, o Brasil registrou 14.396 focos. O número já é 18% maior do que o mesmo período do ano passado.

Segundo a Somar Meteorologia, o ar seco e quente continua a predominar no interior do país pelo menos até o fim da segunda quinzena de junho, algo que deve agravar a situação. Somente a partir do segundo fim de semana do mês é que as chuvas conseguirão avançar pelo Sudeste e Centro-Oeste, diminuindo os focos de calor. Sobre o Tocantins e interior do Nordeste, no entanto, o fim do outono e boa parte do inverno ficam com tempo mais seco, algo normal para a época do ano.

Fonte: Somar Meteorologia