Skip directly to content

Novas chuvas estão previstas para a faixa central do Brasil

A previsão do tempo para a faixa central do Brasil é de mais chuvas nesta quinta-feira (11/8), mais especificamente nas regiões norte do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás, triângulo mineiro e na zona da mata de Minas Gerais. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, serão apenas garoas de fraquíssima intensidade e também de curta duração. "Não vai  elevar os níveis de água no solo e muito menos vir a atrapalhar os processos de colheita e/ou aplicações de defensivos", explica.

Nas demais regiões o tempo segue aberto e sem previsões de chuvas. Porém, devido ao avanço de uma massa de ar polar, esta quinta-feira amanheceu bem mais gelada em vários pontos do Centro-Sul. A tendência é esfriar ainda mais. "Esse sistema ganha forças a partir dessa próxima madrugada, e as temperaturas deverão ficar ainda mais baixas nessas próximas duas madrugadas", diz Marco Antonio.

Com isso, o agrometeorologista alerta que não estão descartadas formações de geadas bem pontuais e de fraca intensidade em regiões de baixada nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. Entretanto, ele não prevê grandes impactos na produção agrícola.

Próxima semana

A partir de segunda-feira as chuvas deverão retornar à região Sul, atingindo regiões produtoras do Paraguai, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os volumes não serão altos, mas suficientes para permitir uma boa condição ao desenvolvimento das lavouras de inverno, como trigo e aveia, bem como poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita do milho, algodão no nordeste do MS e da cana de açúcar.

"Mas mesmo com a ocorrência dessas chuvas, não haverá danos à produtividade e muito menos a qualidade, já que as chuvas nas regiões produtoras de cana e algodão serão novamente na forma de garoas", finaliza o agrometeorologista.

 

Fonte: Globo Rural