Mercado e projeção das exportações de grãos são temas do Circuito Aprosoja, etapa Amambai
Com a desvalorização do real em relação ao dólar os preços do milho seguem em alta. O cenário possibilita competitividade para safrinha 2014/2015 e, com isso, a projeção é que as exportações somem 30 milhões de toneladas, superando as estimativas anteriores que cercavam os 21 milhões de toneladas. Esta é a previsão do especialista em mercado internacional, Liones Severo, que conduzirá o debate sobre o assunto na etapa Amambai do Circuito Aprosoja, nesta sexta-feira (04), às 9 horas, no parque de Exposições da cidade.
Apesar do mercado atual se mostrar favorável, Severo, que é também operador de commodities agrícolas, pede que o agricultor tenha cuidado com relação às informações. “Existem muitas divulgações inverídicas, que comprometem o potencial de renda dos produtores. Um exemplo são as notícias relacionadas à crise na China. O agricultor pode seguir tranquilo com a produção e focar no rendimento das lavouras, já que, por algumas décadas, continuaremos fornecendo grãos a bons preços para os chineses”, ressalta o especialista, que ministrará a palestra com o tema ‘Cadeia do Suprimento Global’.
O Circuito é realizado pela Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS e já passou pelas cidades de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim e Rio Brilhante. A ação colabora com o produtor rural, levando informações relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro além de outros assuntos relacionados a atividade agrícola.
Nesta etapa, a iniciativa faz parte da programação da 27ª Exposição Agropecuária de Amambai, que acontece entre os dias 03 e 07 de setembro, evento que tradicionalmente marca o calendário do município.
- Entrar to post comments