EUA registram exportações de 1,457 milhão de toneladas de soja da safra nova
Os cancelamentos superaram as confirmações de exportação de soja da safra 2014/2015 dos Estados Unidos em 131,6 mil toneladas no período entre 41 e 20 de agosto. A informação está no relatório semanal, divulgado nesta quinta-feira (27/8) pelo Departamento de Agricultura do País (USDA).
A China foi o país que mais cancelou compras de safra velha americana, com 120 mil toneladas. Entre os que confirmaram negócios, a Holanda comprou 65,6 mil toneladas e a Indonésia 22 mil. Taiwan foi o destino de 8,8 mil toneladas; Vietnã, de 4,6 mil; e Japão, de 2,3 mil.
Em compensação, a demanda de safra nova dos Estados Unidos está aquecida, com vendas líquidas (confirmações superando cancelamentos) de 1,457 milhão de toneladas. A China foi o principal destino, com 887,5 mil toneladas em negócios. Turquia confirmou compras de 60 mil toneladas e o México de 51,8 mil toneladas.
Apesar dos números, analistas de mercado apontam que ainda há preocupações com a demanda chinesa pela soja dos Estados Unidos. Jack Scoville, da Price Futures, com sede em Chicago, avalia que os níveis atuais estão aquém dos registrados nos últimos anos. “A maior parte das perdas de negócios ocorre porque a China ainda tem sido capaz de comprar em quantidades muito grandes da América do Sul a preços mais baixos”, diz ele, em comentário divulgado pela internet.
Fonte: Globo Rural
- Entrar to post comments