Skip directly to content

Embarque de soja tem novo recorde em Paranaguá

O Brasil vem aproveitando a desvalorização do real para exportar soja antes que a retração nas cotações internacionais afete o país, mostram dados do Porto de Paranaguá. Novo recordo no volume embarcado foi registrado em julho.

A soja é principal produto do agronegócio e também principal commodity em Paranaguá. Em julho, o porto carregou 883 mil toneladas em navios que seguem principalmente para a China. No mesmo mês de 2014, foram 654 mil toneladas.

Outros setores também estão embarcando mais, o que mostra que produtos brasileiros estão — numa época de real desvalorizado — mais “baratos” comparativamente. Os contêineres de congelados também registraram aumento, de 35%, e os derivados de petróleo, de 50%, mostra o balanço de Paranaguá.

“No total, foram embarcadas 2,91 milhões de toneladas, volume 2% maior que no mesmo do ano passado, com 2,85 milhões de toneladas”, aponta nota divulgada pelo Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O corre-corre está exigindo mais agilidade no embarque, conforme o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Ele relata que a produtividade do Corredor de Exportação — onde é embarcada a soja e estão sendo usados dois shiploaders (carregadores de navios) novos — tem sido decisivo para dar lastro aos registros recordes.

189 mil toneladas de congelados foram embarcadas em julho em Paranaguá. No mesmo período de 2014, foram 131 mil toneladas.No acumulado do ano, o aumento é de 17%.

131 mil toneladas de derivados de petróleo saíram do país por Paranaguá em julho, contra 87 mil toneladas no sétimo mês do ano passado. No ano, o crescimento é de 29%.

14% mais contêineres foram movimentados (com importação e exportação) em julho no porto paranaense ante o mesmo mês de 2014. Chegou-se a 76,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés), um recorde histórico. A importação foi 20% maior, com 39,1 mil TEUs, e a exportação cresceu 8%, com 37,2 mil TEUs.

Fonte: Gazeta do Povo - Paraná