Skip directly to content

Clima: Tempo seco predomina nessa quinta-feira

A quinta-feira será marcada pelo tempo aberto e sem previsões de chuvas em todas as regiões do Brasil. Apenas poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas muito isoladas sobre a faixa leste das regiões Sul e Sudeste, contudo, os volumes serão bem baixos. E esse padrão de tempo seco e quente se manterá ao longo dessa sexta-feira também. Com isso, todas as atividades de campo, como colheita do milho safrinha, algodão, café, cana de açúcar e hortaliças poderão transcorrer sem maiores transtornos ao longo desses dias. Só que mesmo com a ausência de chuvas nesses dias, produtores gaúchos de arroz ainda encontrarão dificuldades para a realização do preparo de seus solos, uma vez que ainda há muita umidade nos solos.

No sábado, o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul, onde um novo sistema meteorológica irá provocar chuvas sobre a fronteira sul e esse sistema também deixará o céu com muitas nuvens durante todo o final de semana, mas será na segunda-feira que pancadas de chuvas poderão vir a ocorrer sobre os Estados do Paraná e de São Paulo e sobre a região sul de Minas Gerais. Atrapalhando o andamento da colheita do milho safrinha, café e da cana de açúcar. E segundo os modelos de previsão a semana que vem será bem oposta dessas últimas semanas, uma vez que pancadas de chuvas poderão vir a ocorrer ao longo de toda a semana no Sul, Sudeste e até mesmo no Centro-oeste, como em todo o Mato Grosso do Sul e regiões sul do Mato Grosso e de Goiás.

Nos Estados Unidos, aos poucos as chuvas vão retornando as principais regiões produtoras de grãos do meio-oeste e leste do País. Assim, as condições que antes eram de chuvas apenas na forma de pancadas isoladas, agora começam a ficar generalizadas e, assim, mantendo as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho, soja e algodão. Com isso, perdas pontuais que vinham sendo contabilizadas já cessam. E esse padrão de tempo mais chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de todo esse mês de agosto.

Fonte: Somar Meteorologia