Soja: Baixas chegam a 10 pts na CBOT com clima favorável nos EUA e movimentos técnicos
O mercado da soja virou a direção e voltou a recuar de forma significativa na sessão desta quarta-feira (19) na Bolsa de Chicago. Por volta de 12h30 (horário de Brasília), as cotações dos principais vencimentos perdiam mais de 10 pontos, com os contrato novembro/15 e janeiro/16 já operando abaixo dos US$ 9,00 por bushel.
Depois de iniciar o dia com um pregão calmo, o mercado voltou a acentuar sua volatilidade com os movimentos mais intensos de compra e venda por parte dos fundos. Depois da ligeira recuperação da manhã, as cotações voltaram, portanto, a operar do lado negativo da tabela.
Além dos fatores já conhecidos pelo mercado nos últimos dias, principalmente a espera pela conclusão da nova safra dos EUA e o mercado financeiro incerto sobre a economia da China - com a confiança dos investidores ainda abalada depois das últimas medidas do governo - o clima no Meio-Oeste americano complementa o quadro para o andamento dos negócios.
"Chuvas moderadas estão se formando no leste do Meio-Oeste americano e algumas mais fortes estão se movendo para as Planícies do Sul, e estes são os primeiros itens de atenção do mercado na questão do clima para o mercado de commodities nesta quarta-feira", disse Bryce Anderson, agrometeorologista e analista do site internacional DTN.
Ainda de acordo com Anderson, esse sistema de chuvas para o Corn Belt é favorável para, principalmente, os níveis de umidade dos solos onde soja e milho estão na fase de enchimento de grãos nos EUA.
Para Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting, o mercado continua a sentir ainda o impacto de movimentos técnicos, principalmente pela atuação dos fundos.
"No caso da soja, temos um movimento técnico. O mercado está testando o fundo do poço. O novembro/15 permanece testando os US$ 9,00/bushel", diz.
Fonte: Notícias Agrícolas
- Entrar to post comments