Clima: Terça-feira com chuvas em vários pontos da região Sul
A terça-feira começa com muita nebulosidade sobre grande parte da região Sul. Chuvas já são registradas nessa manhã sobre a fronteira oeste do Rio Grande do Sul e sobre o sul do Paraguai. E ao longo do dia esse sistema avançará e provocará chuvas sobre todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Essas chuvas não deverão chegar em São Paulo e nas demais localidades do Sudeste e nem tão pouco em Goiás, Mato Grosso e em todo o MAPITOBA. Nessas localidades o dia continuará seco, quente e sem previsões para chuvas.
Essas chuvas beneficiarão as lavouras de trigo e as demais culturas de inverno, que vêm sentindo os efeitos negativos da estiagem e do forte calor. Contudo, ainda continua ruim para os produtores de arroz, já que esse tempo fechado e chuvoso impossibilita os trabalhos de preparo do solo. Já em todo o Sudeste, Centro-oeste e no MAPITOBA, a continuidade do tempo seco mantem as condições favoráveis à realização da colheita do milho safrinha, algodão, café e da cana de açúcar. Além disso, é muito bom que não chova sobre as áreas produtoras de milho safrinha do Centro-oeste, uma vez que a altíssima produção de milho esse ano está levando os produtores e empresas a terem que armazenar esse grão a céu aberto, já que não há mais espaço dentro dos silos.
Apesar das chuvas já se dissiparem amanhã e, portanto, a quarta-feira será de tempo aberto em todo o Brasil, o avanço dessa frente fria hoje irá possibilitar que novos sistemas meteorológicos avancem e com isso, não haja mais um longo período de estiagem. Isso será comprovado já nesse próximo final de semana e ao longo de toda a semana que vem, onde uma nova frente fria conseguirá avançar não só sobre o Sul, mas também sobre boa parte do Sudeste e também sobre o Mato Grosso do Sul. Ou seja, as chuvas aos poucos vão retornando a toda metade sul do Brasil.
Lá nos Estados Unidos, a terça-feira será marcada por pancadas de chuvas em várias regiões produtoras do meio-oeste, sul e leste. Os volumes não serão altos, mais suficientes para permitir que haja um mínimo necessário de água nos solos, garantindo uma condição satisfatória para o desenvolvimento das lavouras de soja, milho e algodão. Contudo, como toda essa semana será de tempo muito mais aberto e quente do que com chuvas, ainda não estão descartadas a possibilidade para novas perdas pontuais de produtividade.
Fonte: Somar Meteorologia
- Entrar to post comments