Skip directly to content

Brasil aumenta consumo de fertilizantes importados

Os produtores brasileiros aumentaram em 13,7% o consumo de fertilizantes nos os últimos quatro anos, passando de 28,326 milhões de toneladas em 2011 para 32,209 milhões de toneladas em 2014. “Considerando que a produção nacional de fertilizantes apresentou crescimento meramente marginal durante o período analisado, é possível assumir que a rápida evolução do consumo recaiu principalmente sobre as importações e não sobre a produção doméstica”, explica Mony Belon, analista de fertilizantes da consultoria INTL FCStone.

Segundo a especialista, os adubos produzidos no Brasil perderam participação no mercado para produtos trazidos do exterior cuja formulação apresenta maior teor de nutrientes da mistura NPK em suas fórmulas.

O consumo do SSP, por exemplo, caiu 11,6% durante o período analisado, chegando a apenas 5,131 milhões de toneladas , ou 16% do total do consumo no ano que passou. “Esse comportamento teve influência do crescimento no uso de nutrientes contidos nos NP’s, cujo consumo cresceu durante o mesmo intervalo de tempo”, avalia a analista.

Fonte: Agrolink