Europa e Ásia sofrem com severa onda de calor e falta de chuvas, safras estão ameaçadas
Enquanto os Estados Unidos seguem recebendo chuvas acima da média nos últimos meses, outras partes do mundo com importantes produções agrícolas também vêm sofrendo com adversidades e o quadro vem ganhando cada vez mais espaço no noticiário internacional.
São pontos da Ásia, da Europa e problemas sendo registrados também na Rússia. E há ainda as incertezas sobre a real intensidade do El Niño, de acordo com especialistas.
Europa
Na Europa, as estatísticas ainda indicam a continuidade de uma forte onda de calor que atinge o continente. As temperaturas seguem batendo recordes, superando os 40ºC em alguns países, repetindo um cenário observado em meados dos anos 1980 e no início dos anos 2000.
As previsões, ainda segundo agências internacionais, mostram a continuidade do padrão de temperaturas muito acima do normal e chuvas bem abaixo da média para o período, com sistemas de alta pressão dominando o clima no continente europeu ainda pelas próximas duas semanas. Em alguns pontos, como na França, por exemplo, as precipitações deverão registrar acumulados com a metade do normal para essa época do ano.
E muitas regiões agrícolas da Europa estão sendo afetadas por essas condições de clima adverso, como relata o portal internacional Farm Futures. Na França, os campos podem contar com um tempo um pouco mais ameno, porém, ainda seco pelo menos até o final da próxima semana. Na Ucrânia, há pequenas chances de chuvas e temperaturas mais amenas.
O mapa abaixo, do The Weather Channel, mostra as elevadas temperaturas registradas por toda a Europa nesta terça-feira (7):
Ásia
Na Índia, as chuvas de monção estão atrasadas e quando chegam se mostram abaixo do normal para o período e esse deve ser o quadro por todo o país, especialmente no sul e no norte, pelas próximas semanas. E as áreas afetadas incluem os cultivos de algodão, arroz, e algumas amêndoas. Já as regiões que produzem soja e milho recebem chuvas quase próximas dos volumes normais - no centro da Índia - porém, essa região também pode passar por períodos de seca, como informa a mídia internacional.
Na Indonésia, Malásia e Vietnã, o comportamento climático também inspira cuidados. Nos dois primeiros, as principais áreas cultivadas com palma, café e cana-de-açúcar seguem sofrendo com a seca excessiva e a previsão mostra que mais dias como estes estão por vir.
Na China, ainda de acordo com o Farm Futures, as regiões mais afetadas são aquelas localizadas ao norte, com algumas chuvas esparsas e temperaturas elevadas batendo recordes.
Fonte: Notícias Agrícolas
- Entrar to post comments