Skip directly to content

Em 9 anos, Brasil deverá ser o maior exportador agrícola mundial

O relatório anual de Perspectivas Agrícolas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) aponta que o Brasil será o líder das exportações mundiais agrícolas em 2024. A afirmação leva em consideração os avanços no setor nos últimos anos.

O documento aposta também na melhora da produtividade e expansão de lavouras para a continuação do crescimento. Em 2024, as plantações ocupariam 69,4 milhões de hectares, o que significa um aumento de 20% em relação à média entre 2012 e 2014.

A cana-de-açúcar deverá assumir tal expansão, com alta de 37%, seguida pelo algodão, com 35%, e das oleaginosas (com a soja como destaque), com 23%.

O principal produto no setor deverá seguir sendo a soja, segundo o relatório. O País hoje é o segundo maior exportador mundial do grão, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2024, a projeção é que os embarques rendam US$ 22,8 bilhões, um valor menor do que o recebido hoje. Mas, em compensação, o consumo interno deverá crescer 27% nos próximos 10 anos.

Montante

Em 2013, o agronegócio rendeu US$ 89,5 bilhões ao Brasil, e ocupou 9% do comércio mundial no setor. A China, por sua vez, é de grande importância para o País, já que passou da 10ª posição, em 2000, para a liderança das importações do setor primário brasileiro.

Fonte: Diário do Grande ABC